Hoje é dia do Nerd:
No dia 25 de maio os nerds do mundo todo estão em festa, mas divididos. Enquanto a maioria comemora o Dia do Orgulho Nerd (criado em 2006), um grupo comemora o Dia da Toalha (desde 2001). Como se explica essa história toda?
Para variar, o Fantástico falou superficialmente sobre o assunto e ainda, para estragar, incluiu o NX Zero na matéria. Mas o Receita do Sucesso vai tentar elucidar o caso. O dia 25 de maio é comemorado o orgulho nerd porque, nesse mesmo dia, em 1977, estreou nos cinemas o primeiro filme da saga “Star Wars”, um dos maiores (ou o maior) símbolos da cultura nerd. O Dia da Toalha faz referência a saga publicada em livros (e que rendeu um filme ruim) chamada “O Guia do Mochileiro das Galáxias”.
O que antes era um termo pejorativo usado para humilhar aquele sujeito que não era o “descolado” da escola, agora é um título que muitos têm o orgulho de ostentar. Essa mudança muito se deve pelo posicionamento nerd assumido por muitas figuras públicas de sucesso pelo mundo a fora, como Kevin Smith (cineasta e quadrinhista), Bill Gates (fundador da Microsoft) e outros.
Mas o que é um Nerd?
Aquele nerd zoado na escola, e esteriotipado nos filmes, está hoje comandando empresas, empreendendo na internet, ditanto moda. A verdade é que criou-se um nicho muito interessante para o mercado. Pois o nerd não mede esforços para comprar o seu objeto de desejo, seja um livro de RPG, um lançamento de game, ou um encadernado de quadrinhos.
Está aí o Jovem Nerd que não me deixa mentir. De um despretencioso blog, se tornou um grande portal de cultura nerd, com uma trupe que ganha o seu rico dinheirinho levantando a bandeira do orgulho nerd e, assim, tornou-se referência na internet brasileira sobre o assunto, reunindo uma legião de fãs pelo país. Hoje, junto com o blog existe um podcast (Nerdcast), um canal de notícias, e uma loja que vende camisas exclusivas e todo tipo de quinquilharia nerd.
E quais são os tipos de nerds?
Nerd que é nerd costuma transitar por todas as áreas do conhecimento, mas, existem aqueles que se dedicam a apenas um tema, como quadrinhos, RPG, games, cinema, séries, livros, miniaturas e figuras de ação. E tem aquele nerdligado em aparelhos eletrônicos, que no Brasil é reconhecido como geek (nos EUA, não há essa diferenciação).
Pode ser considerado nerd aquele sujeito que estuda muito, que vive fuçando novas ferramentas e sites na internet. Mas acho que podemos definir o nerdcomo aquele que é reconhecido por se dedicar (e se empolgar) bastante por aquilo que gosta. Para o nerd não basta ver Lost, ele tem que saber o nome de todos os personagens, atores, atrizes, discutir as teorias, resumindo, explorar ao máximo a sua experiência com a série. Isso se aplica, obviamente, a todos os outros objetos de consumo.
É fácil reconhecer um nerd na rua?
Pode ser que sim, pode ser que não. Muitos sentem orgulho em vestir camisas que homenageiam símbolos ou personagens do seu dia a dia, como Star Trek, Batman, Apple, o que for. Te garanto que você sempre vê algumas figuras assim no metrô. Fora isso, se você não conversar com a pessoa, dificilmente irá identificá-la como um nerd. Afinal, o esteriótipo utilizado em filmes e programas como “As gostosas e os geeks” simplesmente não existe.
O nerd se veste normalmente como qualquer pessoa, namora, sai com os amigos para beber, vai ao cinema, pratica até esporte (por que não?). Pode ter um nerdaí do seu lado agora mesmo enquanto você lê este post, ou então, você mesmo pode ser um e não sabe. Portanto meu amigo, deixe de preconceito e viva o dia do orgulho nerd.
ABOUT THE AUTHOR
Blogueira paulista de 18 anos apaixonada por animais, moda e computação. Ama escrever e viu no blog uma forma de mostrar um pouquinho do seu mundo.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe aqui seu recadinho, eles são muito importantes para mim e me incentivam a continuar