Hoje é Dia do Padre!!!

               Hoje é Dia do Padre!!!
> (1)——Dia do Padre
> Comemora-se o Dia do Padre em 4 de agosto em homenagem ao Dia de São João Maria Vianney, santo padroeiro dos sacerdotes. Ele nasceu na França, no ano de 1786, e depois de passar por muitas dificuldades por causa das poucas habilidades, foi ordenado sacerdote. Apesar de suas limitações, era um homem bom e converteu muitos fiéis. Se à princípio a Igreja não permitiu que ele confessasse pois não confiava em sua capacidade de dar conselhos, logo ele se tornou um dos mais famosos dos confessores. Em 1929, foi proclamado patrono dos padres.
> Morreu em 4 de agosto de 1859 e foi canonizado no ano seguinte.
>
> (2)——Dia da apresentação de um transmissor heteródino, pelo inventor francês, Lucien Lévy (1917);
>
> (3)——Dia da fundação do atual time argentino de futebol, Estudiantes de La Plata (originariamente, Club Atlético Estudiantes), por um grupo de jovens argentinos (1905);
>
> (4)——Dia tido como a data em que o monge beneditino francês, Dom Pierre Pérignon, teria criado o “Método champenoise”, para a fabricação do tradicional champagne francês, que nada mais é que um vinho fermentado (1693);
>
> (5)——Dia da criação da Primeira Biblioteca
> Primeira biblioteca tinha até jornal proscrito
> Rico e ilustrado senhor de engenho, Pedro Gomes Ferrão de Castelo Branco, criou a primeira biblioteca pública do Brasil, no Colégio dos Jesuítas de Salvador. A atual Biblioteca Central da Bahia abriu as portas em 4 de agosto de 1811, com 3 mil volumes. Além da quantidade, impressiona a qualidade do acervo, com obras de física, química, história, de autores como Pinel, Bocage, Padre Vieira, Adam Smith, Aristóteles, Tomás de Aquino, Descartes e até iluministas franceses proibidos como Rousseau, Voltaire, Diderot. O proscrito jornal Correio Braziliense, por incrível que pareça, estava à disposição na sala de leitura.
> Boa conducta
> Conforme regras de Castelo Branco, o “bibliotecario deverá ser hum sujeito de muito boa conducta que saiba bem ler, escrever e contar, sendo muito para desejar-se que tenha conhecimento das Línguas, principalmente Latina, Franceza e Ingleza”. O escolhido, Lucio José de Mattos, estudou até os idiomas africanos falados em Salvador.
>
> (6)——Dia em que o Papa Leão XIII declarou São Tomás de aquino como Padroeiro de todos os centros educativos católicos do mundo (Vaticano, 1880);
>
> (7)——Sim, sinhô!
> Rei do Samba I, rival de Pixinguinha, autor de sucessos gravados por Francisco Alves, Carmen Miranda e Mário Reis: José Barbosa da Silva, o Sinhô. Foi dos primeiros a se preocupar com direitos autorais, ele que não respeitava muito a propriedade autoral alheia, coisa comum até meados da década de 20. Dizia:
> “Samba é como passarinho. É de quem pegar.”
> Mas toda partitura dele trazia, uma a uma, carimbo identificador. Rubricava selo por selo os discos gravados. Morreu aos 41 anos no dia 4 de agosto de 1930, de tuberculose, que matava nove entre dez boêmios da época.
> No dia 4 de agosto de 1930, viajando na barca Sétima, que fazia a travessia entre a Ilha do Governador e o Rio, sofre hemoptise, hemorragia provocada pela tuberculose. Chega morto ao Cais Pharoux.
> Um dos mais talentosos compositores da primeira fase do samba, estudou flauta, piano e violão. Pianista profissional, animava bailes de agremiações, como o Dragão Clube Universal. Vivia da música.
> Fez fama de provocador. O gosto pela sátira lhe trouxe problemas sérios. Compôs Fala Baixo em 1921, brincadeira com o presidente Artur Bernardes. Teve de fugir para a casa da mãe para não ser preso.
> Constantemente acusado de plagiar composições ou de apropriar-se de músicas alheias, respondia com frase célebre: “Samba é como passarinho. É de quem pegar.”
> Talvez por isso foi o primeiro compositor a preocupar-se com direitos autorais. Criou carimbo que identificava cada uma de suas partituras e rubricava os discos que gravava.
> Controvertido, mulherengo, vaidoso, maledicente, cultivou a fama, promovendo grandes festas em bordéis, o que não o impediu de ganhar o nobre título de Rei do Samba em 1927.
> Em 1928, passa a dar aulas de violão para Mário Reis, que se tornaria seu maior intérprete. Viveu o auge da popularidade com Jura e Gosto Que Me Enrosco, gravados por Mário.
> Mesmo enfraquecido pela tuberculose, continuava produzindo intensamente. Compôs cerca de 150 músicas - o último samba, O Homem da Injeção, um mês antes de morrer.
>
> (8)——Dia da fundação do município de Brusque-SC;

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Blogueira paulista de 18 anos apaixonada por animais, moda e computação. Ama escrever e viu no blog uma forma de mostrar um pouquinho do seu mundo.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho, eles são muito importantes para mim e me incentivam a continuar