Hoje é Dia do Oceanógrafo!!!

              Hoje é  Dia do Oceanógrafo!!!



No dia 8 de junho, Dia Internacional dos Oceanos, também comemora-se o Dia do Oceanógrafo. A escolha da data comemorativa é recente, foi definida em 2005 por meio de concurso nacional organizado pela AOCEANO (Associação Brasileira de Oceanografia) onde estudantes e profissionais, associados ou não à entidade, puderam escolher e justificar a sua escolha em votação aberta e democrática via internet.
Em todos os 13 cursos de graduação em Oceanografia do país – Rio Grande (FURG), Rio de Janeiro (UERJ), Itajaí (Univali), Santos (Unimonte), Vitória (UFES), Belém (UFPA), São Paulo (USP), Salvador (UFBA), Pontal do Paraná (UFPR), Florianópolis (UFSC), Fortaleza (UFC), Recife (UFPE) e São Luis (UFMA), confira os endereços em http://bit.ly/itu08j – alguma atividade alusiva à data foi realizada
“ Datas comemorativas homenageiam categorias, valorizam profissionais e fazem o País lembrar de pessoas que trabalham no dia a dia em prol de um objetivo comum. No nosso caso, trabalhamos com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população brasileira e mundial. Que todos nos reconheçam, ao menos por um dia, em todo o Brasil ”, disse em 2005 o oceanógrafo Fernando Luiz Diehl, na época presidente nacional da AOCEANO.
Muitas datas, com justificativas contundentes como 11 de junho, dia de nascimento do oceanógrafo Jacques Cousteau, 23 de dezembro, data em que, no século 17 o Navio HMS Challenger zarpou da Inglaterra rumo ao primeiro cruzeiro oceanográfico, viagem considerada como a de nascimento das ciências oceanográficas, ou 18 de outubro, dia de nascimento do almirante Paulo Moreira, nome respeitado nos assuntos das ciências do mar, também foram sugeridos.
A principal justificativa de quem votou no dia 8 de junho como o Dia do Oceanógrafo, mesma da do Dia Internacional dos Oceanos, é a de que os oceanos são os locais de trabalho dos oceanógrafos. “Nada melhor para o Dia do Oceanógrafo como a data de comemoração daquilo que estudamos e protegemos”, justificou o oceanógrafo Carlos Eduardo Peres Teixeira, associado da AOCEANO e graduado na USP.


Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Blogueira paulista de 18 anos apaixonada por animais, moda e computação. Ama escrever e viu no blog uma forma de mostrar um pouquinho do seu mundo.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho, eles são muito importantes para mim e me incentivam a continuar