Cronograma

Olá pessoal, continuando nossos posts sobre vestibular hoje vamos falar de um ponto crucial para os bons estudos, o cronograma. Eu sou daquele tipo de pessoa que sempre planeja tudo o que vai fazer no dia seguinte antes de dormir e que vive com uma agenda por perto, nem todas as pessoas são assim mas quando se trata de estudar o planejamento é sempre muito importante, organizar seus horários, suas matérias, exercícios, tempo livre e vida pessoal é uma forma de tornar tudo mais leve e prático. Eu sei que nem sempre é legal ter sua semana toda planejada mas quando seu foco está direcionado a faculdade isso é algo importante, a criação de um cronograma para tal feito é uma forma de "criar" tempo para todas as suas atividades e também não perder minutos pensando no que fará no momento seguinte, basta olhar o cronograma e você logo já sabe o que fazer. Então, prontos para montar o cronograma de vocês?
O primeiro a se fazer é definir quantas horas você irá estudar por dia, então os horários e as matérias (sendo que essas podem ser alteradas, por exemplo: se você tiver definido a primeira matéria do dia como matemática mas estiver com vontade de trocar não pense duas vezes antes de faze-lo, não há problema algum nisso e estudar algo sem ânimo é o mesmo que não estudar). Depois disso você precisa definir seus horários para as tarefas básicas como almoço, jantar e banho sem se esquecer é claro de um tempo para descanso. Acrescente também o tempo que passa no colégio, cursinho e/ou trabalho, o restante é o seu tempo livre. Vale lembrar que sempre temos alguns passatempos nos tempos livres e que para não esquecermos de nenhum deles é legal organiza-los também.
Ao fim de tudo você terá o seu cronograma com todos os seus horários determinados e, espero eu, tempo para todas as suas tarefas, caso isso não aconteça será preciso refaze-lo mas não se preocupe apesar de ser uma tarefa um tanto complicada você acabará encontrando a receita certa para fazer tudo.
Abaixo vocês podem encontrar alguns modelos de cronograma para imprimir e preencher







Existem também cronogramas virtuais e muitos são os APPs que disponibilizam esse serviço
Eu utilizo o Agenda do Estudante (Download Android), é um ótimo aplicativo que te permite adicionar todas as suas disciplinas e determinar uma cor para cada uma delas além de horário de início e término das aulas. É possível também adicionar outras informações sobre cada matéria e você pode ainda marcar eventos e notas, o cronograma pode ser visto de forma semanal ou diária facilitando assim a organização.




Eu particularmente prefiro usar tanto o cronograma físico quanto o virtual, acho assim uma forma prática de tê-lo sempre a mão mas você pode optar por apenas uma das duas opções, ai vai do gosto de cada um. O importante mesmo é possuir um meio de organizar seus estudos para que você não se perca no meio do caminho.

Uma dica: se você não é acostumado com rotinas de estudos puxadas comece aos poucos, estude uma ou duas horas por dia e vá aumentando gradualmente até chegar nas horas do seu cronograma.

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Blogueira paulista de 18 anos apaixonada por animais, moda e computação. Ama escrever e viu no blog uma forma de mostrar um pouquinho do seu mundo.

1 comentários:

  1. Eu também uso esse app, é maravilhoso

    http://girlsdetudoumpouco.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recadinho, eles são muito importantes para mim e me incentivam a continuar