Hoje comemora-se o dia do Paleontólogo & dia do combate contra a violência contra os idosos!!!

           Hoje é dia do Paleontólogo:
A palavra Paleontologia vem da união de termos gregos, que são Palaios, que significa antigo, Ontos, que significa ser, e Logos, que significa estudo, pesquisa, assim sendo traduzida como o estudo dos seres antigos, ou melhor explicando, é a ciência que se dedica ao estudo dos fósseis (restos fossilizados) de seres pré-históricos, o que de fato é, deda forma simplifica.


Hoje é dia do combate contra a violência contra os idosos:


A Organização Mundial das Nações Unidas decretou o dia 15 de junho, hoje, como o Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa. Para celebrar a data, o Fórum Permanente do Idoso e o Conselho Municipal do Idoso, com apoio da Prefeitura e de outras entidades, promove na Praça Dom Pedro, das 9h às 18h, uma série de atividades voltadas para a conscientização da população. 
A Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrec) participa do evento na Praça Dom Pedro e estará numa barraca, recebendo denúncias e prestando esclarecimentos à população sobre este assunto que hoje é considerado um problema mundial. O evento também conta com a participação da OAB e de entidades ligadas à defesa da pessoa idosa. São consideradas como violência tanto as agressões físicas como as psicológicas, que na maioria das vezes são cometidas pela própria família. O Estatuto do Idoso, aprovado em setembro de 2003, foi um grande avanço na luta pelos direitos dos idosos, mas ainda enfrenta-se muitas dificuldades para sua verdadeira efetivação. A secretária do fórum e vice-presidente do conselho, Gabriela Falconi, disse que a proporção de idosos no Brasil, entre 1998 e 2008, aumentou de 8,8% para 11,1%. O Rio de Janeiro (14,9%) e Rio Grande do Sul (13,5 %) continuam sendo os estados com maior proporção de idosos. Segundo a Rede Internacional para a Prevenção dos Maus-Tratos contra o Idoso, “o mau-trato ao idoso é um ato (único ou repetido) ou omissão que lhe cause dano ou aflição e que se produz em qualquer relação na qual exista expectativa de confiança”. Os tipos de violência praticados contra o idoso são: abuso físico, maus-tratos físicos ou violência física; abuso psicológico, violência psicológica ou maus-tratos psicológicos; abuso sexual, violência sexual; abandono; negligência; abuso financeiro e econômico; e autonegligência.
Segundo Gabriela Falconi, de acordo com os dados, na maioria das vezes a agressão vem de pessoas da própria família ou próximas a eles. O abandono nos asilos, a falta de carinho, a pressão psicológica e o descaso são formas de agressão que muitas vezes passam despercebidas.

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Blogueira paulista de 18 anos apaixonada por animais, moda e computação. Ama escrever e viu no blog uma forma de mostrar um pouquinho do seu mundo.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho, eles são muito importantes para mim e me incentivam a continuar