Escolhendo seu curso

Olá pessoal, estreando oficialmente a nossa mais nova categoria hoje vamos tratar de um assunto bem sério. Eu não precisei pensar muito para decidir qual seria o meu primeiro post envolvendo esse mundo de estudos e vestibular, o mais importante e também mais temido tema logo me veio a cabeça, a escolha de qual faculdade cursar.
É normal que todos se sintam um pouco confusos nesse momento até porque essa é uma das escolhas mais importantes de nossas vidas, mas acima de tudo é preciso manter a calma, nada de se desesperar ao perceber que todos os seus amigos já tem em mente o que cursar, lembre-se que cada pessoa tem o seu tempo e que você também irá encontrar o seu caminho, mas para que ele seja realmente o certo vale pensar com calma.


Sobre mim

Qual o seu curso dos sonhos? 
Ciências Biológicas.
Foi difícil escolher?
Não muito, eu sempre gostei de animais e com sete anos comecei a dizer que seria bióloga quando crescesse, desde então a ideia ficou na minha cabeça e eu nunca mais cogitei nenhuma outra profissão.
Porque esse curso?
Como já mencionado eu gosto muito de animais, sou uma pessoa muito curiosa e a ideia de poder fazer a minha parte e ajudar esse fofuxos foi o que mais me incentivou. Com tempo comecei a pesquisar mais sobre a área e fui descobrindo curiosidades sobre os tantos campos da Biologia, confesso que fiquei com um pouco de medo de acabar não gostando mas o que aconteceu foi justamente o contrário, fiquei mais apaixonada ainda e feliz por saber que essa é uma profissão que pode abranger diversas coisas que tem muito haver comigo.
Sua família aceitou bem?
Meus pais sempre me apoiaram muito e disseram que o importante era escolher algo que eu realmente gostasse, mas é claro que vez ou outra algum conhecido resolve dizer a famosa frase "isso não dá dinheiro" mas eu procuro ignorar esses tipos de comentários vários.

Algumas coisas que podem te auxiliar em sua decisão

Você se dá melhor com biológicas, exatas ou humanas?
Esse é um ponto muito importante afinal de contas de nada adianta querer ser matemático e não se dar bem com matemática por exemplo, a profissão é algo que você apenas goste de fazer e sim algo que você goste e leve jeito.
Qual seu hobbie favorito?
O que você faz no seu tempo livre e te relaxe? Por mais simples que seja sempre pode haver uma profissão que tenha algo parecido, vale a pena pesquisar.
O que você mais gostava de fazer quando criança?
Parece algo bobo mas a verdade é que quando crianças tudo o que fazemos é única e exclusivamente porque gostamos e porque nos faz bem, temos a péssima mania de dizer que algumas pessoas nascem com talentos, na verdade todos nos nascemos basta reconhecer o que gosta.
Até onde a opinião da sua família deve pensar em sua decisão?
Se eu te falar para simplesmente não ligar para as opiniões dos seus familiares não estarei realmente te auxiliando porque todos sabendo que a opinião deles, principalmente de pai e mãe, sempre acaba tendo um peso mesmo que contra a nossa vontade. É importante conversar com eles sobre as coisas que gosta e pretende fazer, as vezes podem surgir algumas sugestões muito legais. Mas vale lembrar que a vida é sua e os sonhos são seus, nada de fazer determinada coisa apenas porque era o sonho do seu pai ou então cursar medicina só porque sua mãe sempre quis um filho médico.
Eu devo pedir ajuda as outras pessoas?
Isso é algo bem legal, pergunte aos seus amigos e professores o que eles acham que você irá cursar no futuro ou então quais as profissões que mais se parecem com você. As pessoas ao nosso redor podem observar coisas que nós mesmos acabamos deixando passar.
É importante conversar com alguém que trabalhe com aquilo que pretendo?
Muito, muito mesmo. As vezes o curso pode parecer o paraíso mas quando você entra percebe que na verdade não era aquilo que você imaginava, por isso é sempre bom conversar com que cursa e também com quem já cursou aquilo que você pretende, saber altos e baixos, como as coisas funcionam e mais alguns outros detalhes.
Pesquisas na internet são importantes?
Sim, na internet você pode encontrar diversas informações e curiosidades sobre o seu curso, descobrir todas as áreas e também em qual parte do Brasil e do mundo o profissional dessa determinada formação obtém mais sucesso. Você pode também pesquisar sobre as faculdades que oferencem o curso, as matérias que irá estudar e também o salário.
Fazer o que eu gosto ou o que dá dinheiro?
Essa é a dúvida que atinge muitos dos estudantes, estes que ficam entre um curso que realmente gostam e um que acham que podem se dar bem e sabem que tem uma remuneração maior. Pode parecer clichê mas a verdade é que a vida é uma só e você vai passar a maior parte dela exercendo essa profissão, o dinheiro pode ser sim um grande atrativo mas pense bem em como você vai se sentir fazendo todos os dias algo que não gosta, não é atoa que o mal deste século é a depressão. O dinheiro não compra tudo.

E agora para finalizar o nosso post eu tenho uma perguntinha pra vocês: Já escolheram o que cursar? Caso não, vocês tem em mente quais cursos?

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Blogueira paulista de 18 anos apaixonada por animais, moda e computação. Ama escrever e viu no blog uma forma de mostrar um pouquinho do seu mundo.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho, eles são muito importantes para mim e me incentivam a continuar