Hoje é dia de São Pedro!!!
Hoje a Igreja do mundo inteiro celebra a santidade de vida de São Pedro e São Paulo apóstolos. Estes santos são considerados "os cabeças dos apóstolos" por terem sido os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, tanto por sua fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionários.
Pedro, que tinha como primeiro nome Simão, era natural de Betsaida, irmão do Apóstolo André. Pescador, foi chamado pelo próprio Jesus e, deixando tudo, seguiu ao Mestre, estando presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor, que lhe deu o nome de Pedro. Em princípio, fraco na fé, chegou a negar Jesus durante o processo que culminaria em Sua morte por crucifixão. O próprio Senhor o confirmou na fé após Sua ressurreição (da qual o apóstolo foi testemunha), tornando-o intrépido pregador do Evangelho através da descida do Espírito Santo de Deus, no Dia de Pentecostes, o que o tornou líder da primeira comunidade. Pregou no Dia de Pentecostes e selou seu apostolado com o próprio sangue, pois foi martirizado em uma das perseguições aos cristãos, sendo crucificado de cabeça para baixo a seu próprio pedido, por não se julgar digno de morrer como seu Senhor, Jesus Cristo.
Escreveu duas Epístolas e, provavelmente, foi a fonte de informações para que São Marcos escrevesse seu Evangelho.
Paulo, cujo nome antes da conversão era Saulo ou Saul, era natural de Tarso. Recebeu educação esmerada "aos pés de Gamaliel", um dos grandes mestres da Lei na época. Tornou-se fariseu zeloso, a ponto de perseguir e aprisionar os cristãos, sendo responsável pela morte de muitos deles.
Converteu-se à fé cristã no caminho de Damasco, quando o próprio Senhor Ressuscitado lhe apareceu e o chamou para o apostolado. Recebeu o batismo do Espírito Santo e preparou-se para o ministério. Tornou-se um grande missionário e doutrinador, fundando muitas comunidades. De perseguidor passou a perseguido, sofreu muito pela fé e foi coroado com o martírio, sofrendo morte por decapitação.
Escreveu treze Epístolas e ficou conhecido como o "Apóstolo dos gentios".
São Pedro e São Paulo, rogai por nós!
Já teve muito Santo sendo homenageado este mês e não poderíamos esquecer São Pedro, o último do ciclo, festejado hoje 29 de junho. Seu dia é comemorado com grandes procissões marítimas e terrestres em várias cidades do Brasil. Fogos, pau-de-sebo e o tradicional arraial compõem sua festa.
No dia de São Pedro, todos os que receberam seu nome devem acender fogueiras na porta de suas casas. Além disso, quem amarrar uma fita no braço de alguém chamado Pedro, terá que receber dele, um presente ou uma bebida em homenagem ao Santo. Essa é boa! Quem se chama Pedro?
Porteiro do céu, manda chuva e Padroeiro dos pescadores são algumas de suas denominações. Quando começa a trovejar, as crianças sempre ouvem dizer que é a barriga de São Pedro que está roncando ou que ele está mudando os móveis do céu de lugar.
Chuva? Que nada! Ele está fazendo aquela faxina lá em cima! Esse Santo gosta é de barulho, por isso que no seu dia tem muita animação.
Diz a lenda, que Pedro pescava com um amigo às margens do mar da Galiléia quando Jesus lhe disse: "Venham comigo e vocês não vão pescar mais peixes, mas pessoas”. Cativando o Cristo com seu jeito de ser, provou sua fé quando afirmou conhecer o Messias, o filho de Deus que nós estávamos esperando.
Muitas histórias para contar desse Santo, mas o certo é que seu dia encerra uma das épocas mais bonitas e alegres do nosso calendário. Embora o povo goste muito de festa e extenda a comemoração até o fim do mês com direito até a ressaca no começo de Julho! Então, aproveitem bem os últimos instantes, seja para celebrar os dias santos ou para forrozar mesmo. E nunca esqueçam: se beber passe a chave!
ABOUT THE AUTHOR
Blogueira paulista de 18 anos apaixonada por animais, moda e computação. Ama escrever e viu no blog uma forma de mostrar um pouquinho do seu mundo.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe aqui seu recadinho, eles são muito importantes para mim e me incentivam a continuar