Hoje é Dia do Fusca!!!

                Hoje é Dia do Fusca!!!

Hoje é o dia do Fusca no Brasil! Celebra-se nesta sexta-feira (20) os 53 anos do início da produção do simpático carrinho da Volkswagenem São Bernardo do Campo (SP), que marcou época por ser um dos primeiros veículos populares do mercado.
Considerado um dos automóveis mais importantes da indústria nacional e mundial, o clássico VW foi produzido no país entre 1959 e 1986. Mas o modelo ainda não saiu de cena. Em 1993, a pedido do então presidente da república Itamar Franco, a montadora retomou a produção do veículo e assim seguiu até 1996.
Pela contas da divisão brasileira da Volks, mais de 3 milhões de unidades do Fusca deixaram a linha de montagem no ABC. A fórmula do sucesso era simples: o carro era barato e sua mecânica resistente, além de possuir baixos custos de reparo. Não à toa, dezenas de milhares de exemplares do modelo ainda continuam em plena atividade.
Os primeiros Fuscas chegam ao país em 1949, então importados da Alemanha. Em 1953, a Brasmotor (hoje Brastemp, fabricante de geladeiras) iniciou a montagem do carro no país em regime CKD, em outras, desmontado. Os números de exportação incentivaram a VW a produzir o carro no país, nesta que foi sua primeira fábrica fora de sua terra natal – as operações começaram primeiro com a Kombi, em 1957.
Consolidado no Brasil, o compacto popular da VW foi o líder de mercado durante 24 anos consecutivos, sendo superado apenas pelo Gol em 2011, o modelo que o sucedeu. 
Popstar mundial
De tão emblemático, o Fusca não somente um dia especial de celebração no Brasil. Ele também tem um “Dia Mundial”, celebrado em 22 de junho. Foi nesta data, em 1934, que Ferdinand Porsche, o criador do carro, assinou o contrato com a Alemanha de Adolf Hitler que deu início ao desenvolvimento do “Sedan”, o nome original do modelo. Após estudos, a produção começou em 1939, em meio a Segunda Guerra Mundial.
Em mais de 50 anos de fabricação o Fusca nunca deixou de evoluir, mas sempre manteve suas características originais, como o motor boxer traseiro refrigerado a ar e sua inconfundível aparência clássica, com os para-lamas saltados, estilo dos anos 1940.
E sua produção foi muito além do que a própria fabricante poderia imaginar. A última linha de montagem do carro, no México, encerrou suas atividades somente em 2003. (iG)

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Blogueira paulista de 18 anos apaixonada por animais, moda e computação. Ama escrever e viu no blog uma forma de mostrar um pouquinho do seu mundo.

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