Hoje é Dia de Iemanjá!!!

          Hoje é Dia de Iemanjá!!!



Hoje, dia 02 de fevereiro, é celebrado em Salvador, na Bahia, o Dia de Iemanjá. A data não chega a ser feriado, mas já é tradição do povo a reverência a chamada “Rainha das Águas”. A rotina de muitos baianos é alterada para fazer as celebrações à Iemanjá.
Mesmo antes de o dia amanhecer, o Bairro do Rio Vermelho já recebia os presentes deixados pelas pessoas. Carlinhos Brown e mais 100 timbaleiros também acompanhavam os presentes no local e deixavam suas oferendas a vaidosa orixá.
É na Colônia do Rio Vermelho, onde os devotos entregam presentes e são levados a Iemanjá pelos pescadores que saem em procissão às 16 horas.
São os próprios pescadores que fazem a decoração do caramanchão com as palhas de coqueiros. É nesse espaço que o presente principal fica exposto. Em 2012, cerca de 30 artistas plásticos criaram uma concha em resina, a qual foi posteriormente decorada com 40 pérolas.
Os ambulantes também lucram com o dia. São flores, velas, contas e colares vendidos durante todo o dia de celebração. A celebração teve a sua primeira comemoração em 1923, quando 25 pescadores  encontraram na fé a solução para a falta de peixes no mar.
Anteriormente a comemoração era chamada de Festa da Mãe D’Água e era realizada em parceria com a Paróquia do Rio Vermelho. Somente na década de 60 que os pescadores resolveram fazer homenagem somente a orixá.
Para o Candomblé, a deusa Iemanjá é uma das entidades femininas mais cultuadas. Ela é vista como uma mulher de grande ventre e seios fartos. Foi na Bahia que ela ganhou forma a uma sereia vaidosa, que gosta muito de receber presentes.

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Blogueira paulista de 18 anos apaixonada por animais, moda e computação. Ama escrever e viu no blog uma forma de mostrar um pouquinho do seu mundo.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho, eles são muito importantes para mim e me incentivam a continuar